Seguidores

Alô queridos!!!

Alô queridos!!!

sábado, 2 de maio de 2015

Ansiedade: Quando procurar ajuda?

A decisão de procurar um profissional ou não deve levar em consideração os sintomas e a intensidade com a qual o problema se manifesta. Ser capaz de diferenciar a ansiedade normal do Distúrbio de Ansiedade possibilita buscar a ajuda correta para tratar o problema.
O termo ansiedade é geralmente utilizado para descrever estados de preocupação e nervosismo que são vivenciados por todas as pessoas de tempos em tempos.
Esta reação é extremamente útil, pois possibilita que o indivíduo se prepare para enfrentar situações ameaçadoras e reaja a elas de forma adequada.
Entretanto, quando a ansiedade se torna muito freqüente e intensa, ela pode acabar atrapalhando o funcionamento geral do indivíduo.
A ansiedade, quando presente em intensidade adequada, não se configura como um problema e, sim, como uma reação normal do organismo
Distúrbio de Ansiedade é o nome dado a uma condição em que a pessoa se vê em constante estado de alerta. Entre os sintomas deste distúrbio encontram-se a insônia, dificuldade de concentração, pânico e alteração de apetite, sem mencionar perda da capacidade de aproveitar a vida e de relaxar. Sintomas físicos como dores de cabeça, dores de estômago e tensão muscular também podem ser observados.
Não existe uma única causa para o Distúrbio de Ansiedade, mas sabe-se que fatores genéticos e bioquímicos estão presentes na origem do problema. Ao reconhecer os sintomas acima mencionados, o indivíduo deve buscar auxílio psiquiátrico para obter um diagnóstico do quadro e receber tratamento adequado. O distúrbio pode ser controlado através de intervenções psicoterápicas e medicamentosas e quanto antes o problema for diagnosticado, menores serão os prejuízos causados.
Em resumo, pode-se dizer que a ansiedade, quando presente em intensidade adequada, não se configura como um problema e, sim, como uma reação normal do organismo. Entretanto, quando passa a prejudicar o dia-a-dia do indivíduo, ela deve ser contida e tratada por um profissional de saúde mental.
Flávia Leão Fernandes
CRP 06/68043
Psicóloga clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Inglaterra e especialista em Psicologia Hospitalar
com enfoque em obesidade.
Cyber Diet

3 comentários:

Unknown disse...

A saúde mental é um assunto muito sério e muitas pessoas tratam como casos banais e quando visualizam a doença o problema se multiplica, pelo o preconceito.
Tudo que sentimos de maneira incontrolável deve ser tratado. E no caso das doenças mentais além de ser tratado devem ter acompanhamento sempre.
Obs: Estou sentindo falta da sua visita no meu blog.
Adoro vir aqui sempre aprendo.
Beijos querida.

Dione disse...

Ai, meu Deus... Acho que sofro do distúrbio de ansiedae... Li o post e fiquei tensa! Preciso de um doce(oi??) Louca eu??? Tenho solução ???

Passei para desejar um ótimo final semana!!

Beijos!

Unknown disse...

Querida, fiquei emocionada ao ler seu depoimento no meu blog.
São pessoas assim como você que lutam por uma causa justa e de grandes ensinamentos que tem sensibilidade para entender o outro.
Eu gosto de escrever com muita simplicidade como meu próprio blog se define. A vida simplesmente como ela se apresenta.
Procuro vê a alma das pessoas e através das mibhas palavra dar um sentido amplo ao que se destina cada post.
Tenha um fim de samana iluminado.
Beijos.

Nupsea