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quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Endorfina: aumenta o bem estar e diminui o stress

Você já ouviu falar que exercício vicia? Algumas pessoas realmente são viciadas em atividade física. Esta dependência causada pelo exercício é atribuída às concentrações elevadas de endorfina produzidas por determinados exercícios.
Muitas pessoas se sentem irritadas, ansiosas, depressivas e com péssimo humor quando deixam de fazer exercícios físicos.

ENDORFINA é uma substância natural produzida pelo cérebro durante e depois de uma atividade física que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem estar e prazer.

A endorfina é considerada um analgésico natural, reduzindo o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões e sendo até recomendado no tratamento de depressão leves.
Há pessoas que não gostam tanto do exercício, mas da sensação de bem estar de tê-los feito. Assim sendo, a liberação de endorfina que gera a sensação de bem estar, provoca esse estado de plenitude que experimenta o praticante regular de atividade física. Mas esta liberação de endorfina depende das características da atividade física que estamos praticando. Entretanto, como se trata de um mecanismo provocado pela adaptação do corpo ao exercício, ela vai sendo liberada gradualmente desde o início da atividade.
“Algumas pesquisas afirmam que os efeitos da endorfina são sentidos até uma ou duas horas após a sua liberação”
Em determinado momento, porém, atinge um limiar de produção que a torna perceptível e surge a sensação de bem-estar que persiste mesmo depois de terminado o exercício.
Algumas pesquisas afirmam que os efeitos da endorfina são sentidos até uma ou duas horas após a sua liberação. Outros estudos observaram aumento das dosagens desse hormônio até 72 horas após o exercício.

A endorfina é produzida na hipófise e liberada para o sangue juntamente com outros hormônios como o GH (hormônio do crescimento) e o ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) que estimula a produção de adrenalina e cortisol. A intensidade e duração do exercício parecem ser responsáveis pela concentração de endorfina no sangue. Após exercícios de intensidade leve a moderada (menor que 60% do VO2max) não foi verificado aumento da taxa de endorfina no sangue. Um estudo comparativo entre um exercício aeróbio (com cargas crescentes de intensidade) e outro anaeróbio (com duração máxima de 1 minuto) encontrou concentrações plasmáticas aumentadas de endorfina de forma muito semelhante. No exercício aeróbio esse nível alto de endorfina foi encontrado após ter sido alcançado o limiar anaeróbio (cerca de 75% do VO2 máx). Observou-se também relação direta entre as concentrações de endorfina e outros hormônios relacionados à atividade física como o ACTH e adrenalina. Não existe um tempo de exercício pré-determinado a partir do qual a endorfina começa a ser liberada mais intensamente. Estudos, já citados acima, demonstraram que tanto exercícios aeróbios quanto anaeróbios podem provocar um aumento de sua concentração. Desta forma, se torna importante fazer uma avaliação física antes de iniciar os exercícios, para que você conheça o seu nível de condicionamento físico bem como limiares aeróbio e anaeróbio, e possa trabalhar de forma correta e segura. Insista nos exercícios aeróbios de 5x a 6x por semana, na musculação de 3x a 5x por semana e nos alongamentos.
Sinta este bem estar!
Matéria assinada por:Valéria Alvin Igayara de SouzaCREF 7075/ GSP – Especialista em treinamento Cyber dist.

6 comentários:

Lórah Claus disse...

a Endorfina realmente faz muito bem, inclusive é umas das melhores coisas pra diminuir as cólicas e os efeitos da tão temida TPM....
Agora só falta coragem coragem pra começar os exercícios durante esse período não é???
Amei a postagem

Ana disse...

Paso a desearte un feliz fin de semana un abrazo

Mima Badan disse...

Eliane,

Quero ver se, com suas indicações, me animo a fazer exercício...
para melhorar a fibromialgia, que vive me amolando.
Ela me adora!!! E eu... quero vê-la longe...
Abraço, obrigada por estar no meu Recanto e, guarde um lugar que de vez em quando vou aparecer.
Mima

Profª Aloizia disse...

Deixei um selinho no meu blog para você,passe lá depois.

Rosemildo Sales Furtado disse...

Olá Eliane! Fiquei muito feliz com a tua visita e, principalmente por teres te tornado seguidora do nosso humilde espaço. Isso somente aumenta a miha responsabilidade de melhorar tudo aquilo que crio e escrevo. espero que voltes mais vezes, pois será sempre um prazer renovado. Adorei o teu espaço e com certeza, voltarei mais vezes.

Tive a felicidade de ter como amigo uma pessoa que não tomava medicamentos, principalmente para as dores. Ele simplesmente fazia exercício mental para a criação da endorfina. Muitas vezes, ele deitava numa rede e dizia: vou tirar uma soneca de trinta minutos e, passados os trinta minutos, ele acordava sem que ninguém o chamasse.

Belo texto. Profundo e bastante instrutivo.

Beijos,

Furtado.

Duarte Gregório disse...

boas,
nao sei se sou viciado em desporto, mas k fico irritado kando tou algum tempo parado, lá isso fico.
bjinhos e b.f.semana

Nupsea