Seguidores

Alô queridos!!!

Alô queridos!!!

quarta-feira, 30 de abril de 2014

O poder do relaxamento

Pensamento e ação: Viver com saúde é o que todos desejamos.
A relação que temos com nosso próprio corpo pode encontrar-se, por vezes, comprometida
.
Quando não conseguimos manter o equilíbrio das nossas emoções, nosso corpo poderá sofrer conseqüências e a nossa mente pode abrir portas para vários tipos de doenças.
Ansiedade, estresse, e estados depressivos são quadros que podem aparecer em pessoas que estão com depressão, sobrepeso ou em emagrecimento, mas existem muitas formas de controlar estes fatores que nos prejudicam. A prática regular de técnicas de relaxamento, meditação, Yoga, entre outras, poderá nos ajudar a evitar os processos mentais que podem causar vários males.
No relaxamento há uma estreita ligação entre respiração e musculatura do corpo. Quando inspiramos e expiramos profundamente, e de forma consciente, temos o poder de relaxar os músculos do nosso corpo.
A mente acompanha esse processo, acalmando nossos pensamentos.
A visão das coisas se torna mais clara, nossos impulsos poderão ser melhores controlados, e os avisos do nosso corpo poderão ser mais facilmente percebidos. A mente estará em sintonia com nosso corpo e, assim, poderemos pensar em mudanças que restabeleçam o equilíbrio físico e mental.
“Se utilizarmos as técnicas de relaxamento como aliadas no controle da obesidade e depressão sairemos fortalecidos”
Dessa forma, teremos mais condições de decidir adequadamente na hora de selecionar a qualidade e a quantidade do que comemos. Sem radicalismos ou cobranças excessivas, poderemos nos beneficiar do autocontrole e do relaxamento, que são uma alternativa para diminuir a ansiedade que é uma dos vilões da perda de peso.
O emagrecimento será uma conseqüência direta do nosso esforço consciente e equilibrado de promover mudanças que nos trarão benefícios. Se aprendermos a respirar, relaxar, dormir e comer melhor, teremos uma chance maior de dar continuidade a hábitos saudáveis, pois só fazemos por muito tempo aquilo que nos dá prazer. Devemos dosar tudo o que a vida nos oferece, selecionando e praticando o que nos faz bem, para conquistarmos plenas condições de uma vida equilibrada.
Na vida moderna é quase impossível eliminar o estresse e a ansiedade. Mas podemos mudar a nossa capacidade de reagir a ambos. Se utilizarmos as técnicas de relaxamento como aliadas no controle da obesidade sairemos fortalecidos.
O equilíbrio físico e mental nos traz bem-estar e aumenta nossa auto-estima. Poderemos ter um novo estilo de vida que se adapte melhor aos projetos que traçamos. Com visão de longo prazo obteremos benefícios duradouros para nossa saúde. Isso não é mágica. É determinação e equilíbrio de quem controla a mente em benefício do próprio corpo.

Por: Flávia Leão Fernandes
CRP 06/68043
Psicóloga clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Inglaterra e especialista em Psicologia Hospitalar com enfoque em obesidade.
Cyber Diet

Um comentário:

Suziley disse...

Boa noite, Eliane:
Vim visitar um de seus blogs. Muito bom mesmo. Vou acompanhá-lo. Obrigada por visitar o meu blog também. Espero aprender e trocar muitas coisas boas por aqui. O exercício físico tem que ser uma constante em minha vida..hehehe...Um bom inicio de semana, beijos no seu coração, :)

Nupsea