Seguidores

Alô queridos!!!

Alô queridos!!!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Emoções positivas aliviam a dor

Segundo estudo, as emoções e o humor alteram o modo como reagimos às dores
Em pesquisa, imagens agradáveis mostraram-se eficazes contra a dor
De acordo com pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, afastar emoções negativas pode ajudar a enfrentar a dor.
O estudo avaliou 13 participantes que receberem pequenos choques. Durante o processo, observaram imagens agradáveis, desagradáveis e neutras. As reações do cérebro foram medidas por meio da ressonância magnética funcional e constatou-se que, quando os voluntários olhavam as imagens desagradáveis, as dores eram mais fortes em comparação com o momento em que admiravam as agradáveis.
"As emoções ou humor podem alterar a forma como reagimos à dor, uma vez que estão interligados", disse o líder da pesquisa, Mathieu Roy, ao site Science Daily. "Nossos testes revelaram quando a dor é percebida pelo nosso cérebro e como essa dor pode ser ampliada ao ser combinada com emoções negativas."
"Nossos resultados mostram que as intervenções não-farmacêuticas, como a fotografia ou a música, podem ser utilizadas na saúde para ajudar a aliviar a dor. Essas intervenções seriam baratas e adaptáveis a diversas áreas”, completa Roy.
Fernando Fischer
Imagens Corbis
Sport life

4 comentários:

Rafael Humberto Lizarazo Goyeneche disse...

Hola, Eliane:

Muy buen blog el que tienes, me parecen muy interesantes los artículos que publicas.

Gracias por tu visita,

Abrazos.

Jose Antonio Cabrera Ramirez disse...

No existen calificativos para poder definir con palabras el desastre natural de Haití. Una sola imagen por los medios de comunicación vale más que mil palabras. Realmente uno se siente muy pequeño frente a estos acontecimientos extremos y comprueba lo que es importante en esta vida.
Creo que no es el momento de hablar sino de actuar y lo podemos hacer de mil forma distintas, fundamentalmente aportando economicamente nuestro pequeño grano de arena en la medida de nuestras posibilidades. Existen ONG dedicadas a ello como médicos del mundo u otras tantas igual de válidas.
Es hora de actuar y de ello depende la vida de miles de seres humanos.
Por favor pasadlo a vuestros blogs y que este mundo de la blogsfera se solidarice con Haití

Marina-Emer disse...

bonito e interesante blog ...ahora ya te sigo Abrazos
Marina

Lorena Lima disse...

Olá!!!
Achei seu blog muito interessante.
Estou segui-o, caso goste do meu tbm, fique a vontade para segui-lo também.

http://loreniitaahh.blogspot.com/

Um abraço carioca,

LL

Nupsea