Seguidores

Alô queridos!!!

Alô queridos!!!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Tratamento da dependência química e depressão

TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA ASPECTOS BÁSICOS
A série “Diálogo” - após as publicações do Guia Para a Família e do opúsculo sobre as drogas conhecidas como Cocaína e Crack-, prossegue apresentando obra sobre Aspectos básicos do tratamento da síndrome de dependência de substâncias psicoativas, de reconhecido valor científico e de conhecimento necessário.
O autor, professor MARCOS DA COSTA LEITE, membro do respeitoso e acatado Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas-GREA, do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mais uma vez traz sua contribuição e coloca graciosamente à disposição da comunidade o reconhecido talento de médico psiquiatra.
O próprio título da obra deixa patente a importância de se tratar o usuário, seja qual for seu enquadramento: experimentador; ocasional; habitual; dependente.
Na obra, claro fica, ainda, que a prevenção é o melhor dos caminhos. Mais, prevenir o uso e abuso de drogas consiste em ajudar os usuários e dependentes, até para que possam sair da marginalização, reintegrando-se à comunidade.
A propósito, a Secretaria Nacional Antidrogas não poderia, com a presente publicação, deixar passar despercebida a importância da correção fraterna, ou seja, o dever de fazer notar a outros o seu afastamento do nosso padrão cultural, baseado no racionalismo, visando à preservação das integridades psicológica e mental, que podem ser afetadas pelas drogas ilícitas e de abuso. Lutar contra as drogas significa, também, transmitir preocupações, oposições, conhecimentos, valores sólidos e informações, em contexto humano e, portanto, marcado pelo amor.
ALBERTO MENDES CARDOSO
Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República

Nenhum comentário:

Nupsea