Seguidores

Alô queridos!!!

Alô queridos!!!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Medicamentos para o emagrecer

Atualmente existem milhares de medicamentos no mercado para o emagrecimento, mas muitos se perguntam: Será que realmente vou emagrecer? Tomar medicamentos poderá prejudicar minha saúde? Qual o medicamento que devo tomar?

É importante informar as pessoas sobre o assunto, pois tomar medicamentos para emagrecer sem a prescrição médica, ou seja, sem que realmente haja esta necessidade poderá causar diversos danos à saúde.
O medicamento é indicado para o emagrecimento levando em conta os seguintes critérios:
  • Pessoas que possuem IMC acima de 30kg/m².
  • Indivíduos com IMC acima de 25kg/m², com ou sem doenças associadas ou que não conseguem obter resultados satisfatórios com a dieta, prática de atividade física e mudanças comportamentais.
“Antes de iniciar qualquer tratamento, é importante que você consulte seu médico para ter uma prescrição de tratamento adequada”
A primeira tentativa deve ser sempre a reeducação alimentar e a prática de atividade física, pois é a maneira mais saudável e eficaz para manutenção de peso.
Os medicamentos quando necessários podem contribuir para eliminação de peso, mas é importante que junto com a medicação, também ocorra mudanças na alimentação e no estilo de vida, senão a pessoa se torna dependente do medicamento e assim que ela pára de tomar, volta a adquirir peso e muitas vezes em dobro.
Qualquer medicamento a ser tomado deve ser prescrito pelo médico, ele que irá analisar através de uma avaliação completa se é necessário tomar o medicamento para emagrecer.
A medicação para redução de peso pode atuar no sistema nervoso central, alterando o apetite do indivíduo, no metabolismo, proporcionando um gasto calórico maior e no sistema gastrointestinal, diminuindo a absorção de gorduras.
Estaremos explicando mais detalhadamente as substâncias dos medicamentos mais utilizados:

Substâncias que atuam no sistema nervoso central:
anfepramona, fenproporex, fentermina, mazindol, sibutramina e outras. Estas substâncias diminuem a ingestão alimentar, provocando maior saciedade, conseqüentemente diminuindo o apetite. Efeitos colaterais: taquicardia, ansiedade, insônia, boca seca e algumas drogas elevam a pressão arterial.
Substâncias que atuam no metabolismo:
efedrina, cafeína, aminofilina. Estas substâncias atuam no metabolismo, provocando um gasto energético maior. Efeitos colaterais: sudorese, taquicardia, gastrite, etc...

Substância que atua no sistema gastrointestinal:
Orlistat. Esta substância inibe absorção de gorduras. Efeito colateral: diarréia, evacuação gordurosa, deficiência das vitaminas lipossolúveis: A, D, E e K.
É muito importante que antes de iniciar qualquer tratamento, você vá até o seu médico para que possa ter uma prescrição de tratamento adequada. E lembre-se sempre que para ter sucesso e manter o peso eliminado, é fundamental a mudança no estilo de vida.

Por: Milena Lima Nutricionista-chefe de Cyber Diet.

Nenhum comentário:

Nupsea