Seguidores

Alô queridos!!!

Alô queridos!!!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O álcool engorda

Bebidas alcoólicas possuem alto teor de calorias
Anos de cerveja renderam em uma nada bela e bem saliente barriga
Se você nunca falta à academia e se contorce para não comer aquele lanche que passa na televisão, visando a sua dieta para emagrecer ou a busca pelos 40 cm de braço e a barriga de "tanquinho", saiba que de nada vai valer se você “encher a cara” quando sair para badalar. Calma, explicamos: a carga calórica presente no álcool representa quase o dobro da encontrada nos carboidratos. Um grama de carboidrato concentra quatro calorias, enquanto um grama de álcool traz consigo sete. Numa comparação, a ingestão de uma lata de cerveja (350 ml) equivale ao consumo de 25g de bacon. Um copo de caipirinha tradicional (200 ml), por sua vez, sai no mesmo prejuízo que uma fatia (100g) de pizza de mussarela.
“Em quantidade calórica, o álcool só perde para as gorduras. Geralmente, as pessoas cortam alimentos gordurosos quando estão em dieta, mas mantém a bebida no final de semana. Muitos trocam a comida pela bebida. É uma sequência absurda de erros que acaba comprometendo o bom funcionamento do organismo, a saúde e a obtenção de resultados concretos em seus objetivos”, aponta o professor de musculação da Monday Academia, Marcelo Bráz.
Sem contar que o álcool causa irritação gástrica e para amenizá-la, o organismo dá sinais de fome, uma vez que esse processo diminui tal problema. Desta forma, come-se mais quando a refeição é precedida ou acompanhada de bebidas alcoólicas.
E não para por ai, o álcool interfere no metabolismo dos alimentos, sendo que o corpo leva de seis a oito horas para eliminar a substância e, nesse período, dá prioridade ao líquido na obtenção de energia para as atividades cotidianas. Assim, as outras substâncias ingeridas nessa mesma fase acabam se transformando em gordura.
Sim, nós sabemos que o álcool, em quantidades moderadas, leia-se moderadas, traz benefícios ao corpo. “O grande mal é fazer do consumo do álcool uma rotina. Isso, com certeza, atrapalhará o seu rendimento e resultados”, conclui Marcelo.
Portanto, “descer” uma garrafa inteira de vinho não é desculpa para quem quer proteger o coração. Percebe-se o motivo da famosa barriguinha de chope?

Bruno Acioli
Disponível on line em O álcool engorda http://www.revistasportlife.com.br/

Nenhum comentário:

Nupsea