Seguidores
Alô queridos!!!
segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
Jiu-jítsu: tenha a mente sã
Rani Yahya: "Respire profundamente. Ajuda a manter o foco na luta"
Aprenda algumas estratégias com Rani Yahya
Por Sara Puerta
A mente não só é capaz de desviar o lutador da dor e fazê-lo continuar treinando, como ela também é fator determinante do desempenho. No jiu-jítsu, manter a espinha ereta e o “coração” tranquilo fazem toda a diferença.
É importante manter o foco na técnica e na percepção do adversário. Para o faixa preta Rani Yahya, 26, campeão do ADCC em 2007 e o mais jovem campeão mundial (com 14, então vestindo a faixa azul), a cabeça tem mais influência nos resultados do que os músculos. “É comum que os pensamentos se alternem muito durante uma disputa. O ideal é manter a concentração e focar no que acontece ali”, aconselha.
Mas como? Yahya tem uma técnica que o mantém presente no combate. “Seja o que estiver acontecendo, respire calma e conscientemente. Isso o ajudará a manter-se focado”. Outra dica importante concedida pelo lutador é blindar-se das expectativas que vêm de fora, já que sempre haverá pressão. “A ioga também é um ótimo complemento, somado à meditação, para silenciar a mente e diminuir a ansiedade”, observa.
Lygia Haydée
Marcadores:
Psicologia do Esporte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Desde que eu sou um estudante de jiu jitsu'm uma pessoa tranquila. Antes, eu estava com raiva de tudo. Mas agora eu estou relaxada. Eu estava assistindo a um centro de citopatologia. Então, estava inquieta.
Postar um comentário