Seguidores

Alô queridos!!!

Alô queridos!!!

domingo, 27 de setembro de 2015

Como ter uma mente sã e em forma


10 dicas importantes

1 – Cuida da tua alimentação: informa-te sobre como manter uma alimentação equilibrada e adaptada às tuas necessidades
2 – Faz exercício físico com regularidade
3 – Pratica a extroversão: fala, conversa e partilha com os outros
4 – Exercita as tuas faculdades mentais, nunca deixes de aprender
5 – Mantém atividades sociais, relaciona-te
6 – Empenha-te nas relações afetivas, demonstra carinho fisicamente, dá beijos e abraços
7 – Pratica regularmente o sentido de humor, ri-te e faz rir
8 – Cultiva alguma forma de espiritualidade
9 – Cuida de outras pessoas, pratica o voluntariado
10 – Diversifica as parcelas da tua vida que te proporcionam felicidade!
Fonte: Sport life- Como ter uma mente sã e em forma

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Técnicas para combater ansiedade e estresse

Técnicas para combater ansiedade e estresse


 A prática exercícios aeróbicos ajuda no controle da ansiedade 
Técnicas para combater ansiedade e estresse Nos dias de hoje não há quem não corra contra o tempo. É pressa para enfrentar o trânsito e chegar no horário aos compromissos marcados, para dar conta de todas as tarefas no trabalho ou satisfazer a todas as necessidades da família. Começamos o dia ansiosos, querendo finalizar rapidamente todas as atividades. E chegamos em casa estressados, por conta do excesso de esforço e dos percalços que apareceram ao longo do caminho. 
Para lidar com esses sentimentos que assolam a população moderna existem técnicas que nos obrigam a parar, respirar com calma e recarregar as energias. Uma delas é a atividade aeróbia. O personal trainer Robson Santos diz que práticas como pedalada, corrida e caminhada liberam endorfina, gerando uma sensação de bem-estar.
 "O treino multifuncional, desde que a pessoa consiga se desligar do mundo externo, também traz esse mesmo resultado, pois exige alto poder de concentração", completa. O ideal é praticar as atividades de forma moderada pelo menos três vezes por semana, entre 30 minutos e uma hora. 
A yoga é outra técnica muito usada para relaxamento. O professor de yoga do Centro de Bem-estar Levitas, Sânio Gomes, explica que essa atividade introspectiva tem como finalidade unir corpo, mente, espírito e respiração. Além disso, é praticada num ambiente adequando, silencioso, harmonioso, com mantras e uma luz bem leve. "Esses fatores mantém a pessoa distante da poluição sonora do seu dia a dia, afastando-a do seu cotidiano.
"No Hatha Yoga, por exemplo, os exercícios físicos são feitos de forma lenta e com muita permanência, tendo como prioridade a flexão de tronco (estando sentado ou de pé, mas mantendo a cabeça sempre em direção das pernas ou do chão). Esse movimento promove um estado de paz interior, sensação de bem-estar e alívio das tensões. 
 Sânio Gomes enumerou quatro exercícios que agem como chá, ou seja, acalmam as pessoas ansiosas: Pachimottanasana (a pessoa sentada com as pernas estendidas e o tronco flexionado tentando pegar os pés); Janu-shirshasana (a mesma que a anterior, mas apenas com uma das pernas estendidas); Halasana (pessoa fica deitada sobre o dorso com as pernas para traz da cabeça); e Sarvangasana (pessoa deitada sobre o dorso com as pernas elevadas e as mãos apoiadas sobre as costas).
 Outra técnica lembrada pelo professor do Levitas é a meditação, feita com o auxílio de um profissional experiente na área. As dicas de Gomes são simples: sentar de forma bem confortável, sempre manter os joelhos na linha dos quadris (caso a pessoa não possa sentar com as pernas cruzadas utiliza-se uma cadeira e/ou mais de uma almofada).
"Comece com curtos períodos de meditação e vá aumentando ao longo do mês até chegar a um tempo ideal que pode ser de uma ou duas horas", orienta. "Não marque compromissos antes, nem durante e tão pouco depois, pois a mente não vai conseguir relaxar e você vai ficar com o pensamento preso nas tarefas", completa. 
 E que tal uma massagem? Se for nos pés, melhor ainda! Sânio explica que essa parte do corpo tem ligação com o sistema simpático e parassimpático. Nos pés encontramos pontos-gatilhos que se manifestam quando a pessoa esta sob pressão, cansada, estressada, angustiada, praticando exercício em excesso ou acima do peso. 
"Ao massagear esses pontos, que se localizam na articulação, tendão ou músculo, promovemos o fluxo de energia nesta área e aumento do fluxo sanguíneo no pé e do retorno venoso. Essa liberação de energia estagnada promove um relaxamento profundo", diz. Outro ponto especial são os ombros, onde a maioria das pessoas acumula tensão. 
 Se você não tem medo de agulhas, pode recorrer à acupuntura? Segundo Dra. Tatiana Dumaresq, fisioterapeuta especialista em Acupuntura da Clínica Fisio & Quality, a técnica reduz significativamente o estresse e a ansiedade e a sensação de bem-estar geralmente é sentida na primeira sessão. "As agulhas agem pela via nervosa, provocando a liberação de substâncias como endorfina e serotonina. Estas têm poderes analgésicos, calmantes e antidepressivos, podendo aliviar os sintomas de forma imediata ou progressiva, conforme as características de cada indivíduo", explica.
 Os avessos a remédios podem ainda recorrer aos florais, mas antes de começar a tomar, procure um terapeuta floral. "Ele saberá indicar o floral certo para cada caso. Se o desequilíbrio emocional for mal interpretado, com certeza a pessoa comprará o floral errado também", diz Dra. Tatiana. 
 Por Juliana Falcão (MBPress) Técnicas para combater ansiedade e estresse
Fonte: Mais equilíbrio 

domingo, 20 de setembro de 2015

10 dicas de ouro para elevar sua auto-estima

Dicas para elevar sua autoestima
Aqui estão algumas dicas para identificar e aumentar sua autoestima:

O que é autoestima?

É a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma. É ser capaz de respeitar, confiar e gostar de si. 
Melhor caminho para o autoconhecimento: diálogo interno. Características da baixa autoestima:
- insegurança
- inadequação
- perfeccionismo
- dúvidas constantes
- incerto do que se é
- sentimento vago de não ser capaz de realizar nada;

 Depressão

- não se permite errar
- necessidade de agradar
- aprovação
- reconhecimento

O que diminui a autoestima?

- críticas e autocríticas
- culpa
- abandono
- rejeição
- carência
- frustração
- vergonha
- inveja
- timidez
- insegurança
- medo
- humilhação
- raiva
- e, principalmente: perdas e dependência (financeira e emocional)
Quando começa a se formar
Na infância. A partir de como as outras pessoas nos tratam. Quando criança pode-se alimentar ou destruir a autoconfiança. Autoestima baixa geralmente está relacionada a falsos valores. Crença que é necessária aprovação da mãe ou pai.

Para elevar a autoestima é preciso:

- autoconhecimento
- manter-se em forma física (gostar da imagem refletida no espelho)
- identificar as qualidades e não só os defeitos
- aprender com a experiência passada
- tratar-se com amor e carinho
- ouvir a intuição (o que aumenta a autoconfiança)
- manter diálogo interno
- acreditar que merece ser amado(a) e é especial
- fazer todo dia algo que o deixe feliz. Pode ser coisas simples como dançar, ler, descansar, ouvir música, caminhar.

Resultados da autoestima elevada

- mais à vontade em oferecer e receber elogios, expressões de afeto
- sentimentos de ansiedade e insegurança diminuem
- harmonia entre o que sente e o que diz
- necessidade de aprovação diminui
- maior flexibilidade aos fatos
- autoconfiança elevada
- amor-próprio aumenta
- satisfação pessoal
- maior desempenho profissional
- relações saudáveis
- paz interior
Fonte: Mais Equilíbrio

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Dicas de motivação para emagrecer


Dicas de motivação para emagrecer
Emagrecer de forma saudável faz bem, mas exige força de vontade e motivação. Como a pessoa pode estar sempre motivada para agir em seu benefício e das pessoas que a cercam? Como superar as dificuldades próprias da vida?
A resposta é bem conhecida: a pessoa deve estar preparada para transpor os obstáculos e conquistar os seus objetivos, seja emagrecer, começar uma vida saudável ou estar bem consigo mesmo. Essa resposta parece simples, mas na verdade não é. Há inúmeros fatores intelectuais e emocionais que influenciam a motivação e que impulsionam ou não a pessoa a agir adequadamente a seu favor.
1- A maneira como cada indivíduo lida com suas emoções dificulta ou favorece a sua capacidade de pensar, de superar os seus problemas e de alcançar os seus objetivos. A imagem que cada um tem de si mesmo regula a energia interior necessária para as ações.
Quando alguém se considera incapaz de fazer algo, fica muito difícil fazê-lo. Muitas pessoas desanimam facilmente, pois o desânimo tem grande poder de sedução e o derrotismo e o vitimismo podem ser tentadores.
2- Durante a vida fazemos nossas escolhas e cometemos erros e acertos. Quanto mais escolhas fizermos e nos responsabilizarmos por elas, mais capacitados ficaremos para agir corretamente. Quanto mais culparmos os outros por nossas escolhas erradas, menos autônomos e mais dependentes seremos. Manter vínculos com pessoas capazes de dar apoio e estímulo para novas conquistas pode ajudar na superação dos problemas, mas não se deve esperar que façam o papel de tábua de salvação. Cada pessoa deve encontrar a melhor solução para si mesma. O auto-conhecimento é a base para qualquer mudança de vida e muitas vezes a ajuda de um psicólogo pode facilitar esse processo.
3- A psicologia tomou emprestado da física o conceito de resiliência, que é a capacidade de um material resistir a impactos sem quebrar, para explicar a capacidade que algumas pessoas possuem de lidar com problemas e impulsionar sua vida quando confrontadas com adversidades. As pessoas que superam as próprias fraquezas e buscam forças para atingir seus objetivos constituem um exemplo de alta resiliência.
Toda tentativa de mudança pode produzir insegurança, medo e desejo de manter a rotina já estabelecida. Não adianta a pessoa reclamar do destino, ao invés de tentar mudar e começar algo novo. Se nada for feito, a tendência é de maior agravamento dos problemas dia após dia, podendo surgir sintomas de angústia, depressão, úlcera, labirintite e outros distúrbios psicossomáticos.
4- Por que muitas pessoas obesas ou com sobrepeso têm tanta dificuldade em perder peso? Porque provavelmente repetem práticas comportamentais e emocionais que dificultam o emagrecimento. De forma simplificada, podemos dizer que essas pessoas ficam presas num círculo vicioso que as impede de atingir seus objetivos. Por isso é importante reagir, começar agora a mudar a situação indesejada: estudar, trabalhar, cuidar da saúde, estabelecer relações prazerosas, adquirir novos hábitos de vida, organizar-se.
Para liberar a energia necessária para a realização de um objetivo, a verdadeira motivação deve ter origem numa necessidade interior, vinda da própria pessoa. A tentativa de realizar expectativas ou sonhos alheios não funciona. Só é possível comprometer-se com objetivos se eles forem pessoalmente desejados.
5- O emagrecimento duradouro não combina com alimentação sem prazer ou com guerras diárias contra o desejo e a gula. Por isso, a perda de peso ou a manutenção do peso desejado é acima de tudo um processo contínuo, através do qual a pessoa incorpora hábitos saudáveis progressivamente, os quais deverão ser mantidos de forma consciente e prazerosa.
Todos os que estão sem motivação para adotar um estilo de vida mais saudável, devem parar para pensar e reconhecer que a reeducação alimentar e a rotina de exercícios físicos são escolhas que trarão grande bem-estar físico e mental. Ao sentir os benefícios da mudança de comportamento, farão a si mesmos a pergunta: como eu podia viver daquela forma?

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Conheça um teste eficaz para saber se está estressado

Conheça um teste eficaz para saber se está estressado
Infelizmente, o estresse se tornou extremamente comum no dia a dia das pessoas, especialmente aquelas que vivem em grandes cidades. Ainda que seja difícil, precisamos tentar evitá-lo o máximo possível, já que estar sempre estressado pode trazer consequências terríveis para a nossa saúde.

As consequências do estresse

Você sabe exatamente o que é o estresse? Trata-se de um desequilíbrio nervoso que ocorre quando algo nos causa angústia, preocupação ou nos mantém tensos de forma permanente. Como consequência, algumas funções vitais do organismo são afetadas. Podemos ter problemas digestivos, intestinais, estomacais, como úlceras e gastrite, insônia, espasmos musculares e hipertensão.
Conforme o período de estresse se estende, podem surgir ainda mais condições, como problemas na pele, alergias, sobrepeso ou perda de peso exagerada. Se você estiver muito estressado, saiba que seu risco de sofrer ataques cardíacos ou de desenvolver outras doenças cardiovasculares é maior do que o observado em um indivíduo saudável.

Como saber se você está estressado

ansiedade
A maioria das pessoas sabe que está estressada, mas às vezes precisamos que alguém nos diga esta dura verdade para que possamos começar a agir. A seguir, apresentaremos algumas frases para que você analise se elas se encaixam com o seu dia a dia. Assim, você poderá identificar se está passando por um momento muito estressante em sua vida.
  • Seus amigos e familiares falam que você não para nunca e que está sempre ocupado
  • Você costuma passar da alegria para a sensação de desânimo com muita facilidade.
  • Você está sem trabalhar ou gostaria de trocar o seu trabalho atual.
  • Você está preocupado com assuntos financeiros ou familiares.
  • Você sente que precisa de mais tempo para si mesmo.
  • Você sente culpa ou rancor por temas e assuntos passados.
  • Você consome com frequência refrigerantes, café, tabaco e/ou álcool.
  • Você gostaria de conseguir comer de forma mais balanceada.
  • Você é uma pessoa superprotetora e sofre pelo que acontece com os demais.
  • Você tem dificuldade para dormir bem e descansar durante a noite.
  • Você tem dores e espasmos musculares.
  • Você gostaria de mudar algumas coisas em sua vida.

O resultado do teste

meditacao
Para obter o resultado e saber o seu nível atual de estresse, some um ponto para cada resposta afirmativa e meio ponto para cada frase que lhe deixou em dúvida ou que respondeu “às vezes”. As respostas negativas somam zero pontos.
Entre 9 e 12 pontos: você provavelmente já sabe que está vivendo um estresse muito alto em sua vida. É importante enxergar a gravidade da situação para poder enfrentá-la. Além de mudar a alimentação, praticar atividades físicas e eliminar os maus hábitos, talvez seja necessária uma grande mudança na sua vida como um todo.
Entre 6 e 8 pontos: certamente você passa por momentos de ansiedade, nervosismo ou irritabilidade que reduzem a sua qualidade de vida no dia a dia. Dê prioridade ao que o seu corpo lhe pede para evitar chegar a um ponto que traga consequências graves para a sua saúde.
Entre 3 e 5 pontos: seu corpo está começando a dar sinais de estresse, mas como tudo é inicial, há tempo de resolvê-lo. Priorize uma alimentação balanceada, pratique atividade física e não se esqueça de encontrar tempo para relaxar e se dedicar a você mesmo.
Entre 0 e 2 pontos: o estresse não é uma preocupação grande na sua vida atualmente. Pode-se dizer que você consegue manter um dia a dia saudável e com boa qualidade de vida.

Como reduzir o estresse

natureza
  • Tente, na medida do possível, não se preocupar tanto com coisas do dia a dia. Muitas vezes nos estressamos e sofremos com antecedência, pensando em problemas que podem nem chegar a ocorrer.
  • Estabeleça momentos na sua rotina que serão dedicados única e exclusivamente a você. Dedique algumas horas para fazer algo que você realmente goste; pode ser qualquer hobby ou atividade do seu interesse, como pintar, escrever, ler, passear, fazer algum trabalho manual, etc.
  • Além disso, tente manter uma alimentação balanceada e saudável, rica em frutas e vegetais. Evite alimentos muito pesados, ricos em gordura e industrializados. Reduza também o consumo de açúcar, sal e farinhas refinadas em geral.
  • Não se esqueça de praticar exercícios físicos regularmente. Escolha uma opção que você goste e tente fazê-la de forma consistente. Além de exercícios cardiovasculares e de força, tente também priorizar atividades que trabalhem a mente, como a ioga e a meditação, ótimos para diminuir os níveis de estresse.
  • Sempre que possível, tente sair um pouco da rotina. Faça algo diferente, visite um lugar novo, entre em contato com a natureza e respire um pouco de ar puro. Tudo isso vai contribuir muito para deixá-lo menos estressado.
Fonte: Melhor com saúde

domingo, 13 de setembro de 2015

Os mecanismos de defesa


Os mecanismos que usamos para nos defendermos das fortes tensões que periodicamente nos assolam são vários. Um deles consiste na sublimação.
Sublimar implica transformar uma emoção desagradável em algo melhor: o anseio erótico por uma pessoa "proibida" pode se travestir em amizade.

Quando alguém se reconhece como portador de algo que não gosta pode "projetar" naqueles com quem convive: egoístas veem egoísmo nos outros.
É preciso cautela: muitas vezes a projeção é falso mecanismo de defesa e acusar alguém de egoísta pode ser estratégia para obter benefícios.
Tratar o outro como invejoso, vaidoso, ambicioso... costuma ser pura projeção: afinal, quase todos nós possuímos essas mesmas propriedades!
Pessoas que atingiram um certo estágio evolutivo podem, em condições de maior adversidade, descer uns degraus: isso corresponde à regressão.
Adultos quando adoecem podem voltar a ficar manhosos; crianças enciumadas de um irmão que nasceu podem voltar a urinar na cama e querer colo.

Nupsea