Seguidores

Alô queridos!!!

Alô queridos!!!

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Serotonina e sua relação com o consumo de doces

Serotonina e sua relação com o consumo de doces

O bebê que suga o leite materno recebe também o calor, o carinho, o afeto e o cheiro de quem o alimenta. A relação com os alimentos é capaz de revelar formas de interação da pessoa consigo mesma e com o mundo. No entanto, algumas vezes um desequilíbrio hormonal pode ser o grande vilão para o ganho ou perda de peso excessivos.
A serotonina é uma substância presente naturalmente no cérebro. Age como um neurotransmissor, isto é, permite a comunicação entre as células nervosas do cérebro, chamadas neurônios. Esta comunicação é fundamental para a percepção do ambiente e para acapacidade de resposta aos seus estímulos.
A serotonina desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções, como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, da temperatura corporal, do apetite, do humor, da atividade motora e das funções cognitivas. A serotonina pode melhorar o humor, causando uma sensação de bem-estar e sua falta tem sido relacionada a doenças graves, como mal de Parkinson, distonia neuromuscular e tremores. Pode causar também depressão, ansiedade, comportamento compulsivo, agressividade, problemas afetivos e aumento do desejo de ingerir doces e carboidratos.
Quando você estiver ansioso ou deprimido, observe se recorre a massas (pizza, lasanha, ravióli etc.) ou doces. Se houver falta de autocontrole, e em consequência você estiver sempre desejando ingerir carboidratos e doces, pode ser uma indicação de um desequilíbrio da taxa de serotonina no cérebro. O desejo por certos tipos de alimentos nem sempre está associado à busca de prazer e saciedade. Poderá evidenciar um desequilíbrio químico e exigir um tratamento.
Com taxas normais de serotonina, a pessoa atinge mais facilmente a saciedade e consegue maior controle sobre a ingestão de açúcares. Medicamentos que aumentam a taxa de serotonina são cada vez mais utilizados para emagrecer. A sibutramina e a fluoxetina, medicamentos antidepressivos, costumam proporcionar maior controle sobre o apetite, especialmente para doces. Alimentos ricos em proteínas, como carne bovina e de peru, peixe, leite e seus derivados, amendoim, tâmara, banana etc., contêm triptofano, um nutriente que ajuda a combater os efeitos da falta de serotonina.
Pesquisas científicas estão demonstrando a estreita relação entre o equilíbrio de nutrientes e as complexas reações cerebrais. Às vezes não basta uma mudança de hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos para conseguir o emagrecimento, pois o desequilíbrio hormonal pode dificultar esse objetivo.
A avaliação de um médico especialista poderá esclarecer a necessidade, ou não, de algum medicamento que equilibre o funcionamento químico do cérebro. A fome e o prazer de comer podem induzir a erros de nutrição. Devemos nos alimentar conscientes de que podemos beneficiar ou prejudicar nossa saúde e nosso estilo de vida. A química cerebral agradece e contribui quando nossa alimentação é equilibrada e saudável.
 

domingo, 24 de maio de 2015

Você sabia que cada malhador tem a sua personalidade?

 Resultado de imagem para imagens personalidade do malhadorO jeitão de cada treinador pode combinar com treinos específicos.
Qual é a sua?
Você luta para se manter firme e forte no treino? Talvez não esteja fazendo os exercícios certos para a sua "personalidade de malhador". É o que garante Linda Shelton, especialista em fitness e cujo estudo foi apresentado no encontro do American College of Sports Medicines Health and Fitness. De acordo com ela, cinco são as personalidades de quem pratica atividade física:
QUADRADOS:
são mais confiáveis, estáveis e geralmente seguem o treino à risca. Adoram rotina. "Eles tendem a seguir cronogramas rígidos e, muitas vezes, não veem progresso porque chegam a um platô. Deveriam, em vez disso, dar alguns passos no sentido de experimentar coisas novas sem que tenham de deixar a velha rotina para trás."
RETÂNGULOS:
são um pouco mais flexíveis, mas também curtem ordem e rotina. Adoram exercícios em grupo e se dão melhor quando interagem socialmente. "Uma sugestão é que entrem para grupos de caminhada, corrida ou bike ou façam aulas coletivas, em vez de malharem sozinhos."
TRIÂNGULO:
são os mais competitivos. Gostam de ser estimulados e de desafios. Por isso, têm de ter objetivos claros. "Esses se beneficiariam se malhassem ao lado de alguém como eles ou com uma meta, como uma maratona, triatlo etc."
CÍRCULO:
são o tipo mais comum no mundo do fitness. Espontâneos, sociais, não curtem malhar sozinhos. Um senão: muitas vezes tendem a ficar mais tempo socializando do que se exercitando. " "Eles precisam de alguém que os coloque no prumo e oriente, como um personal trainer."
LINHA TORTA:
são os menos estruturados entre todos os tipos. Diferentemente do quadrado e do círculo, odeiam rotina. "Eles precisam seguir um treino ultravariado, que inclui diferentes aulas. Do contrário, se aborrecem e abandonam o que estão fazendo."
Bruno Acioli
Fonte: Revista Sportlife

sábado, 16 de maio de 2015

Saiba identificar se seu parceiro é bipolar

Os sintomas da mania são mais exuberantes e isso torna a identificação da doença mais fácil

Saiba identificar se seu parceiro é bipolar
Entender os sintomas do transtorno bipolar e buscar o tratamento correto são os primeiros passos para qualquer relacionamento. De modo geral, o transtorno bipolar é uma variação de humor que vai das crises de euforia a depressão grave.
É comum as pessoas acharem que o problema atinge mais mulheres, mas os homens também podem ter a doença. Acontece que eles vão menos ao médico, embora muitos possuam problemas sérios e nem desconfiem.
Para você descobrir se seu parceiro, irmão ou um amigo próximo tem o transtorno, preste atenção nessas atitudes. Neles, os sintomas da mania são mais exuberantes e isso torna a identificação da doença mais fácil. Nesse caso o paciente vive um estado de exaltação do humor, com aumento de energia, sem qualquer relação com o momento que o indivíduo está vivendo.
Caso seu parceiro ou pessoa próxima começar a gastar demais, por exemplo, e ficar irritado por motivos banais ou até agressivo quando contrariado, são alertas de uma possível bipolaridade.
Outra característica é a desinibição sexual, que pode ser tão intensa, fazendo com que o bipolar corra o risco de trair a namorada ou esposa com outras mulheres.
O quadro depressivo também pode fazer parte do cotidiano dos homens bipolares, afetar o namoro e levar inclusive a separação do casal. Na depressão, a libido do homem cai, há perda de interesse para diversas atividades, ele não sente mais prazer em estar com a parceira. Ou pode ocorrer o oposto, onde o namorado fica excessivamente inseguro e dependente da parceira.
"Nem todas as mulheres conseguem suportar essas situações. É preciso saber que esses altos e baixos da doença não possuem cura, mas há tratamento. E incentivar o parceiro a procurar um médico é fundamental", aconselha o psiquiatra e pesquisador do Programa de Saúde Mental da Mulher da Universidade Federal de Pernambuco, Amaury Cantilino.
Apesar de todos os dissabores, manter o relacionamento é possível, afirma o psiquiatra. "As pessoas que convivem com um bipolar precisam conhecer a doença e seus sintomas para que saibam identificá-los no momento em que aparecem. Tanto a namorada, quanto a família do paciente, devem se tornar parceiras no tratamento, no sentido de ajudar o especialista com informações e comportamentos que nem sempre o paciente consegue identificar em si mesmo", conclui.
Natália Farah 

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Caminhar alivia vontade de chocolate

Estudo diz que caminhada pode ajudar a conter vício por chocolate.
Segundo um estudo da Universidade de Exeter, no Reino Unido, a prática de caminhadas pode reduzir a fissura por chocolates, ajudando a emagrecer.
No estudo, foram avaliadas 25 pessoas que se descreviam como “comedores regulares de chocolate”. Elas consumiam pelo menos duas barras de 50 gramas por dia. Os pesquisadores notaram que a abstinência do doce, aliado ao estresse, trazia à tona a vontade de consumir o alimento. Porém, ao realizar uma caminhada de 15 minutos na esteira, houve uma redução significativa no desejo pelo chocolate.
Os pesquisados ainda apresentaram um aumento menor da pressão sanguínea no momento em que seguravam uma barra do doce.
Fernando Fischer
Imagens Internet
Disponível na Internet em Caminhar alivia vontade de chocolate

 

terça-feira, 12 de maio de 2015

Sorria para a saúde

Rir protege o coração e abaixa a pressão
Risada melhora a dilatação vascular e aumenta o fluxo de sangue nas artérias.

Sorria para a saúde
Rir não é apenas uma válvula de escape ao estresse, mas pode fazer bem à saúde, de acordo com estudos apresentados no encontro anual da Academia Americana para a Medicina do Esporte.

Duas pesquisas examinaram o papel da risada na saúde. Uma delas acompanhou um grupo de pessoas que foram instruídas a assistir a uma comédia ou a um documentário e foram monitoradas durante os filmes. Naqueles que haviam assistido à comédia foi verificado que mais sangue passava pelas artérias em um dado período de tempo. Menos sangue geralmente é associado a pressão alta e doenças do coração. "Rir parece ser a solução para um coração saudável", disse o autor do trabalho, Jun Sugawara.

O segundo estudo encontrou resultados semelhantes na função vascular. Voluntários que assistiram à comédia apresentaram os vasos sanguíneos mais dilatados quando viram o filme. Como o primeiro trabalho, essa condição se manteve por um período de 24 horas.

"Assistir a uma comédia melhora a dilatação vascular, mas ver um documentário sobre um tema pesado prejudica os vasos sanguíneos, já que eles se contraem quase 18%", relata Takashi Tarumi.
Fernando Fischer
Fonte: Sport Life

 

terça-feira, 5 de maio de 2015

Otimismo X pessimismo

Otimismo X pessimismo

"Os pessimistas são meros espectadores: Os otimistas são os que transformam este mundo".
François Guizo
Você já notou como algumas pessoas parecem felizes, não importa o que esteja acontecendo em suas vidas? Existe uma certa leveza na personalidade delas. Seus rostos, suas palavras e mesmo a sua maneira de andar parecem exalar um campo de energia brilhante.
Outras pessoas parecem predispostas a pensamentos tristes e negativos, em todas as situações. Se, num belo dia de verão você disser: "o dia está lindo, adoro esse tipo de clima". Elas imediatamente responderão que detestam calor. "Terrível, muito suor, não dá para trabalhar, difícil de se concentrar. Só serve para plantas tropicais".
No dia seguinte chove. A srta. Positiva almoça com um amigo negativo. "Adoro chuva", diz ela. "Alivia o calor, você não acha?". O sr. Negativo resmunga: "Você está brincando? É ainda pior do que ontem. Só serve para os patos".
Irmãos podem crescer em uma mesma família, em um mesmo ambiente e, ainda assim, se tornarem pessoas completamente diferentes. Em algum ponto do caminho um deles escolhe ver a vida como se tudo fosse possível. O outro decide que a vida é um fardo, acha as outras pessoas detestáveis e não gosta do mundo.
Embora a "historinha" que vou contar seja uma ficção, ela ilustra bem o que estou querendo dizer, isto é, que a maneira de olhar as coisas governa nossa reação a elas. É uma história sobre dois menininhos, gêmeos idênticos, um deles otimista inveterado e o outro pessimista incorrigível.
Bem, os pais estavam preocupados com isso, e levaram os meninos a um psicólogo infantil, que disse: "Acho que sei o que fazer. No próximo aniversário deles, dêem ao pessimistazinho os melhores brinquedos que puderem comprar e ao otimista, um saco de esterco. Isso os colocará no mesmo plano".
E foi o que os pais fizeram. Colocaram os meninos em quartos separados com seus "presentes". Quando foram espiar no quarto do pessimista, viram o menino olhando com desânimo para seus lindos brinquedos e se queixando: "Não gosto dessa cor. Isso aqui provavelmente vai quebrar. Conheço um menino que tem uma calculadora melhor que essa". Os pais olharam um para o outro e soltaram um gemido.
Em seguida, atravessaram o corredor e deram uma olhada no quarto do otimista. Ele estava na maior alegria, atirando o esterco para o alto e dizendo: "vocês não me enganam! Onde existe tanto esterco assim, só pode haver um pônei por perto!".
Esses dois tipos de personalidades são geralmente, chamados de otimistas e pessimistas. Enquanto os primeiros tendem a ver o bem em tudo, os últimos veem o mal. Apesar de termos capacidade de ver, tanto o bem quanto o mal, a atenção dada a um deles costuma definir nossa experiência de vida.
O dicionário define pessimismo como uma doutrina ou crença de que o mundo é o pior possível. Que, na vida há mais mal do que bem, além de dar ênfase ao lado escuro das coisas.
Seu oposto, o otimismo, é definido como uma doutrina ou crença de que o mundo é o melhor possível. Que o bem sempre triunfa sobre o mal e que a tendência é ver as coisas sob uma ótica esperançosa e alegre, esperando os melhores resultados possíveis.
Ambas as realidades são subjetivas, pois não dizem respeito aos fatos, e sim às nossas atitudes. São formas de acreditar em nós mesmos e no mundo, que, ou nos limitam ou nos libertam. É importante considerar que temos um poder de escolha sobre nossas atitudes, e que essa escolha pode ou não colorir nossa percepção da vida.
Poucos argumentariam que a escolha do otimismo tornaria nossa vida mais feliz. E o pessimista diria: "Se você não acreditar nem esperar o melhor, nunca terá decepções. Esperando o pior, não há nada a perder". Um dos problemas do pessimismo, entretanto, é a falta de direcionamento da vida rumo as metas alcançáveis, ou seja, o rumo subconsciente é em direção ao fracasso.
Não se pode subestimar o poder de nossa mente. Ao longo da história, a vontade humana vem superando obstáculos aparentemente intransponíveis. O pensamento positivo já provou, repetidas vezes, que quase tudo é possível, desde façanhas físicas, como escalar o Monte Everest, até casos documentados de salvamentos heroicos por pessoas normalmente muito frágeis.
Todos os grandes empreendimentos são liderados por pessoas otimistas. Sem otimismo, Magellan jamais poderia ter navegado ao redor do globo. Sem otimismo, Charles Lindbergh jamais teria atravessado o Atlântico num teco-teco, abrindo caminho para as viagens aéreas intercontinentais. E sem a crença de que as coisas podem melhorar, as reformas políticas ou sociais, em muitos países, jamais teriam acontecido.
O otimista também é um sonhador. Sem ele, jamais teríamos descoberto a eletricidade. Os inventores, por definição, são pessoas que acreditam na realidade de algo que não podem ver. Procuram também concretizar seus sonhos à luz dos fatos constatados. Um pessimista não poderia ser um inventor, pois perdeu a capacidade de sonhar.
Todos os dias fazemos opções sobre como reagiremos aos acontecimentos. Escolher o bem cria uma atitude mental positiva, introduzindo equilíbrio em nossas vidas.
A concentração no que funciona bem em nossas vidas traz uma abertura, através da qual qualquer coisa, mesmo os milagres, pode acontecer. 

sábado, 2 de maio de 2015

Ansiedade: Quando procurar ajuda?

A decisão de procurar um profissional ou não deve levar em consideração os sintomas e a intensidade com a qual o problema se manifesta. Ser capaz de diferenciar a ansiedade normal do Distúrbio de Ansiedade possibilita buscar a ajuda correta para tratar o problema.
O termo ansiedade é geralmente utilizado para descrever estados de preocupação e nervosismo que são vivenciados por todas as pessoas de tempos em tempos.
Esta reação é extremamente útil, pois possibilita que o indivíduo se prepare para enfrentar situações ameaçadoras e reaja a elas de forma adequada.
Entretanto, quando a ansiedade se torna muito freqüente e intensa, ela pode acabar atrapalhando o funcionamento geral do indivíduo.
A ansiedade, quando presente em intensidade adequada, não se configura como um problema e, sim, como uma reação normal do organismo
Distúrbio de Ansiedade é o nome dado a uma condição em que a pessoa se vê em constante estado de alerta. Entre os sintomas deste distúrbio encontram-se a insônia, dificuldade de concentração, pânico e alteração de apetite, sem mencionar perda da capacidade de aproveitar a vida e de relaxar. Sintomas físicos como dores de cabeça, dores de estômago e tensão muscular também podem ser observados.
Não existe uma única causa para o Distúrbio de Ansiedade, mas sabe-se que fatores genéticos e bioquímicos estão presentes na origem do problema. Ao reconhecer os sintomas acima mencionados, o indivíduo deve buscar auxílio psiquiátrico para obter um diagnóstico do quadro e receber tratamento adequado. O distúrbio pode ser controlado através de intervenções psicoterápicas e medicamentosas e quanto antes o problema for diagnosticado, menores serão os prejuízos causados.
Em resumo, pode-se dizer que a ansiedade, quando presente em intensidade adequada, não se configura como um problema e, sim, como uma reação normal do organismo. Entretanto, quando passa a prejudicar o dia-a-dia do indivíduo, ela deve ser contida e tratada por um profissional de saúde mental.
Flávia Leão Fernandes
CRP 06/68043
Psicóloga clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Inglaterra e especialista em Psicologia Hospitalar
com enfoque em obesidade.
Cyber Diet

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Entender e melhorar a auto-estima

“Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento”.(Eleanor Roosevelt)
Escolha qualquer que seja o termo para você chamá-la: autoestima, auto-respeito, auto conceito – nós estamos discutindo o assunto do que você pensa, e assim, (sente) sobre você.
Desde que você não tenha outra opção válida, você é o seu companheiro 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano - para toda sua vida!
Como este é o caso, parece ser do seu melhor interesse ser seu melhor amigo. Quem quer um parceiro de viagem alguém que não pensa sobre ele positivamente? Um nível realista do que você pensa sobre si próprio é uma parte importante do sucesso vida. A alternativa seria a de checar, e isto apenas não têm uma justificação racional.
Não tentem ser triviais sobre o assunto, espero ter sua atenção sobre o que é provavelmente o fator mais importante subjacente de qualquer problema que você pode estar enfrentando.
Muitas vezes, quando perguntado, muitas pessoas afirmarão ter pobre, ou baixa autoestima.
Em resposta, quero oferecer esta declaração para que você considere:
Baixa auto-estima é o resultado de mentiras que lhe disseram
Vou voltar a este ponto, em um momento.
No momento, peço-lhe para pensar sobre a sua autoestima, como se fosse um pacote de biscoitos. Como fazemos biscoitos? Para começar, precisamos de uma receita que dá instruções E uma lista de ingredientes específicos.
Usando uma receita, nós misturamos tudo junto, colocamos em uma forma de assar por um período de tempo. Para os biscoitos ficarem bons, os ingredientes devem ser corretos e exatos (ou seja, “verdade”).
Então, como os biscoitos ficariam se eu utilizasse areia, em vez de farinha, e sal em vez de açúcar, e óleo de motor, em vez de leite?
Assim como os “biscoitos”, sua autoestima é criada pelos ingredientes misturados. Eles são apenas combinados em seus pensamentos.
Então, se o seu pacote de autoestima está saindo mal e pobre você está usando ingredientes (“informações”) incorretos e falsos (“irracionais”).
VOCÊ ESTÁ AFIRMANDO A SI MESMO MENTIRAS & ACREDITANDO NELAS!Minha sugestão é para que você considere este conceito bem profundamente. Seus pensamentos e crenças sobre si envolvem falsas mensagens e informações irracionais negativas.
Essas “mentiras” são produtoras de pobre baixa
auto-estima
Aqui estão algumas afirmações verdadeiras para considerar que pode ajudar a corrigir a sua auto-derrota e pensamentos irracionais:
1. TODOS os seres humanos valem a pena e têm valor
2. TODOS os seres humanos têm um propósito e um significado.
3. Todos os seres humanos podem e cometeram erros
4. TODOS os comportamentos humanos, características, valores, etc., podem ser modificados.
Uma vez que você é um ser humano, todas estas declarações de fato serão aplicadas a você.
Experimente lê-las novamente com isso em mente.
E, se há certas pessoas lhe dão pouca valia valor ou significado, eu chamo a atenção para declaração # ‘s 3 e 4. Se eles assim o optaram, eles poderiam mudar.
Pense, se o fizer, sobre um bebê: inocente, precioso, cheio de valor e utilidade. Todos nós viemos ao mundo ao mundo com valor, utilidade e significado.
Você fez, e quer queira ou não tudo o que você pode ou não ter feito, disse, etc., este FATO é uma constante. Acredite a verdade sobre si mesmo é o início de autoestima racional.
Extraído do texto original: Understand and Improve Self Esteem
disponível on line em http://www.my-counseling-site.com/
Tradução: Eliane Jany Barbanti

Nupsea