Seguidores

Alô queridos!!!

Alô queridos!!!

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Benefícios das atividades físicas para tabagistas

CAMINHADA/BICICLETA
As mais recomendadas são as atividades aeróbias como a bicicleta e a caminhada, principalmente quando praticadas por pessoas sedentárias.
Podendo ser complementadas por exercícios localizados e alongamentos. Barbanti E.J (2006).
O consumo tabaco resulta nas alterações das principais vias nervosas. O aumento da exigência metabólica resulta na adaptação destas diversas vias nervosas,
Destacando como principais benefícios:
Normalização dos níveis de áreas da atenção, memória e controle motor.
FERREIRA, S. E et al (2001)
BENEFÍCIOS FISIOLÓGICOS
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
                              AUMENTO
Dos níveis de Serotonina nas áreas de humor.
Da síntese e liberação de Endorfinas.





CORAÇÃO
Diminuição da Freqüência cardíaca em repouso
Diminuição da taxa basal.
Maior volume de sangue circulante.
Mais transporte de oxigênio.


PULMÕES
MÚSCULOS RESPIRATÓRIOS

Desenvolvimento dos músculos respiratórios.
Melhor captação de oxigênio nos alvéolos:
Alvéolos:
Sacos de ar nos pulmões onde o oxigênio e o gás carbônico são trocados entre o ar e o sangue.
(3 a 4 milhões de sacos de ar nos pulmões onde ocorrem as trocas do oxigênio e o gás carbônico entre o ar e o sangue.)
Aumento da Ventilação pulmonar
Melhora do Condicionamento cardiorrespiratória

SANGUE
Aumento relativo do número de glóbulos vermelhos: células do sangue que contém hemoglobina rica em ferro.
Aumento nos glóbulos vermelhos de hemoglobina: pigmento vermelho consiste em uma proteína (globina) unida com um pigmento (hematina) e é especificamente adaptada para carregar O 2 e CO2.
A hemoglobina transporta O2 para pulmões. Retira CO2 dos teco Consumo Máx: Vo2 Máximo:
(É A Quantidade de O2 Absorvido e Usado Pelas Células.)
VASOS SANGUÍNEOS
Maior flexibilidade das artérias: vasos que carregam sangue oxigenado do coração para os tecidos.
Com exceção das artérias pulmonares que levam sangue para os pulmões, as demais conduzem sangue rico em oxigênio para os tecidos.
Diminuição da Pressão arterial.
Diminuição das taxas de Colesterol e Triglicérides


SISTEMA NERVOSO E PSÍQUICO
Libera Tensões.
Diminui o Estresse Emocional.
Melhora a Qualidade do Sono.
Melhora a Auto-Imagem.
Reforça a Autoconfiança.
Diminuição: Depressão, Compulsão, Controle da ansiedade.


MÚSCULOS
Melhora a Coordenação.
Aumento do Tônus muscular.
Melhora a Agilidade.




OUTRAS:
Aumenta a Capacidade de Queimar Gorduras.
Diminuição da Gordura corporal.
Facilitação do metabolismo do açúcar.
Coadjuvante na Regularização do Sistema Digestório.
Participa na Regularização do Ciclo Menstrual,
Reduz as Cólicas Pré-Menstruais e TPM.
Melhor Aclimatação ao Calor.
Grande bem estar.
Socialização.
Prevenção de várias doenças.
Melhora a Qualidade do Sono.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
BARBANTI, V. J. – Atividade Física e Fumo. Aptidão física: um convite à saúde. São Paulo, Ed. Manole Ltda., p 122-124; 1990;
Doll R, Peto R. 9ª Conferência Mundial sobre Tabacco e saúde. Paris, 1994.
Doll, R. & Peto,R.; Wheatley K, et al. Mortality in relation to smoking: 40 years’observations on male. British Doctors. BMJ, 309: 301-310, 1994.
FERREIRA, S. E; TUFIK, S; MELLO, M. T. Neuroadaptação: uma proposta alternativa de atividade física para usuários de drogas em recuperação. Rev. bras. ciênc. . mov.; 9 (1), 2001.
LOTUFO J.P. Tabagismo uma Doença Pediátrica-Asma e Tabagismo Passivo, Capítulo 14, p.109-108, 2007.
QUEIROGA M. R., ACHOUR, A. J. Efeitos do cigarro no comportamento na freqüência cardíaca de mulheres jovens. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v.10, n.4, 2005.
STEPTOE, A; .KELLY, S; RINK, E; HILTON, S. The impact of behavioral counseling on stage of change in fat intake, physical activity, and cigarette smoking in adults at increased risk of coronary and cigarette smoking in adults at increased risk of coronary disease. Am j Public Health; 91 (2): 265-9 2001.
U.S. Department of Health and Human Services. The health consequences smoking: a report of the Surgeon General. Washington DC; U.S. Government Printing Office, 2004.
World Health Organization (WHO). Tobbaco Free Iniciative. http://www.who.int/tobacco/en
World Health Organization. World no-Tobacco Day. Tobacco and poverty: a vicious circle, 2004.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Exercício físico: uma força contra o tabagismo

Exercício físico: uma força contra o tabagismo EXERCÍCIO FÍSICO: UMA FORÇA CONTRA O TABAGISMO
Por Luísa Ribeiro de Meirelles


Tabagismo A interrupção do tabagismo é tipicamente sucedida pelos sintomas da abstinência e pelo forte desejo de fumar, ambos contribuindo igualmente para o fracasso da tentativa de largar o cigarro. O exercício físico tem sido proposto como uma possível estratégia para reduzir os sintomas da abstinência e a ânsia por cigarros.
Estudos demonstram que o exercício reduz o desejo de nicotina, a inquietação, os distúrbios do sono, a tensão e o estresse. A atividade física também apresentou um efeito positivo em outros fatores, incluindo a melhora da auto-estima.
Isso sem contar os efeitos benéficos na saúde, de modo geral, que são tão importantes para os que deixaram de fumar como para os que continuam. Os resultados observados reforçam a hipótese de que a intervenção por meio do exercício pode ter uma ação tanto na melhora da desabituação da nicotina como na redução da probabilidade das recaídas.
Dessa forma, parece importante a recomendação rotineira de exercícios físicos como coadjuvantes nos programas de interrupção do tabagismo.
Disponível on line no site www.amil.com.br/amilportal/site/noticias/artigos_16280.jsp - 15k - -Disponível on line emwww.idmed.com.br/

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Terapias nutricionais para transtornos mentais

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais- Diagnostic and Statistical Manual for Mental Disorder – DSM- 4 entre 10 das principais causas da incapacidade nos EUA e outros países desenvolvidos são os transtornos mentais.
O Transtorno depressivo maior, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia, e o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) estão entre os transtornos mentais mais comuns que atualmente afetam países numerosos e têm variação de incidência de 26 % na América a 4% na China. Embora um pouco desta diferença possa ser atribuída à maneira pelas quais os serviços de saúde individuais fazem o diagnostico mental dos transtornos, esta distribuição perceptível também pode ser explicada por estudos que mostram que há uma falta de certos nutrientes dietéticos que contribuem para o desenvolvimento dos transtornos mentais. Notavelmente, essencialmente as vitaminas, os minerais, e ácidos graxos ômega3 são muitas vezes deficientes na população geral na América e outros países desenvolvidos; e são excepcionalmente deficientes em pacientes que sofrem de transtornos mentais.
Os estudos mostraram que diariamente os suplementos de nutrimentos vitais muitas vezes efetivamente reduzem os sintomas dos pacientes. Os suplementos que contêm aminoácidos também reduzem sintomas, porque eles são convertidos em neurotransmissores que aliviam a depressão e outras desordens mentais.
Baseado em evidência científica emergente, esta forma do tratamento com suplemento nutritivo pode ser apropriada para controle do transtorno depressivo maior, transtorno bipolar, esquizofrenia e ansiedade, irritabilidade, desordens alimentares, transtorno de déficit/atenção ou déficit de atenção e hiperatividade (TDA/DAH), adição e autismo.
O objetivo deste estudo é enfatizar que suplementos dietéticos podem ajudar no tratamento dos quatro transtornos mentais mais comuns que atualmente afetam América e outros países desenvolvidos:

Transtorno depressivo maior, transtorno bipolar, transtorno obsessivo compulsivo e esquizofrenia.
A maior parte de antidepressivos e outras drogas de prescrição causam efeitos colaterais severos, que normalmente desencorajam os pacientes a tomar as suas medicações. Tais pacientes resistentes que têm estes transtornos mentais correm riscos elevados de se suicidar ou serem institucionalizados. Um caminho para os psiquiatras para superar estas recusas pode ser informarem-se sobre a alternativa ou tratamentos nutritivos complementares. Embora nos casos de certos nutrientes, aja a necessidade de uma investigação maior para determinar as melhores doses recomendadas da maior parte de suplementos nutritivos, os psiquiatras podem recomendar doses de suplementos dietéticos baseados em prévio e atual estudo, eficazes e logo que as doses sejam ajustadas baseadas nos resultados obtidos.

COLABORAÇÃO
ANETE HANNUD ABDO

FONTE
Nutrition Journal
Review Open Access
Nutritional therapies for mental disorders
Shaheen E Lakhan* and Karen F Vieira
Address: Global Neuroscience Initiative Foundation, Los Angeles, CA, USA
Email: Shaheen E Lakhan* - slakhan@gnif.org; Karen F Vieira - kvieira@gnif.org

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Pilates com bola: controle sua ansiedade

A aula de Pilates com Bola controla picos de ansiedade e depressão ocasionados pelo estresse do dia a dia.
Mais do que um exercício físico, é um exercício mental, que tem como objetivo trabalhar a mente associada ao corpo. Os benefícios do Pilates, associados aos exercícios com a bola, tornam a aula ainda mais divertida e os resultados são rápidos e aparentes, pois, tonifica e define músculos, melhora a flexibilidade e harmoniza as formas do corpo.
No Pilates com a bola, trabalha-se com as camadas mais profundas da musculatura de maneira muito eficaz. A bola permite que a coluna e os glúteos fiquem apoiados, sem interferir na execução ideal dos exercícios, pois é muito comum que os músculos mais fortes "roubem" o direcionamento da força.

Os exercícios são apresentados de forma bem simples, evitando as séries com infinitas repetições. Esse é o aspecto singular do Pilates: as repetições maçantes não existem. Os movimentos são contínuos (em camadas) e o grau de dificuldade é gradativo. Todos esses exercícios requerem muita precisão e concentração. Por isso, exercitam a capacidade de concentração e relaxamento.

A união dos exercícios do Pilates com a bola faz com que essa aula possa ser praticada por pessoas de diferentes níveis de condicionamento, que se recuperam de lesões ou estão em plena forma. Traz benefícios posturais, uma notável melhora no equilíbrio e coordenação, além da satisfação e diversão proporcionadas pela prática.

Experimente!

Cyberdeit

Nupsea