Seguidores

Alô queridos!!!

Alô queridos!!!

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Publicação do NUPSEA

Livro Psicologia do esporte de reabilitação: Exercícios Físicos e Depressão
Autora: Eliane Jany Barbanti
Para adquirir entrar em contato pelo e-mail elianeba@usp.br

quarta-feira, 12 de junho de 2013

O que é o NUPSEA


O que é o NUPSEA
NÚCLEO DE PSICOLOGIA DO ESPORTE E EXERCÍCIOS FÍSICOS
-
A Psicologia do Esporte estuda os fatores comportamentais relacionados à prática de esportes e exercícios físicos.
Vários outros segmentos da Psicologia têm influenciado a Psicologia do Esporte na medida em que contribuem para a ampliação do conhecimento dos fenômenos psicológicos que englobam o exercício físico e o esporte. Entre eles, a psicologia cognitiva, psicologia social, social experimental, a do desenvolvimento, a clínica, a organizacional, a da personalidade e a educacional e de reabilitação.
No contexto desse ramo da Psicologia do Esporte de Reabilitação o exercício físico é utilizado para proporcionar uma melhora na qualidade de vida de pessoas com diferentes tipos de necessidades especiais como, por exemplo, depressivos, dependentes químicos, cardiopatas, diabéticos e portadores de deficiência.
O NUPSEA é coordenado pela educadora de práticas esportivas, professora Eliane Jany Barbanti, que possui mestrado em Psicologia do Esporte pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.
O núcleo oferece três programas: "Exercícios Físicos para Dependentes Químicos", "Programa Complementar ao Tratamento da Depressão" e "Exercícios Físicos Antitabagismo".
Atende professores, alunos e funcionários da USP, além das pessoas que não têm vínculo com a universidade, que apresentem problemas de depressão e tabagismo.
O Núcleo trabalha em parceria com o Hospital Universitário (HU) e a Unidade Básica de Atendimento ao Servidor (UBAS).
Você poderá encontrar o artigo de nossa autoria publicado também pela Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde na Revista Brasileira de AFS
Efeito da atividade física na qualidade de vida em pacientes com depressão e dependência química 2006    e outra tais como:
Avaliação da eficiência e eficácia da prática de diferentes exercícios aeróbios e alongamento na qualidade vida no tratamento da depressão 2007
Benefícios psicológicos do exercício físico nas mudanças de humor para tabagistas e dependentes químicos em recuperação 2008
Formulação de Tabelas de Referência para a Avaliação do Desempenho em Exercícios Localizados de Alunas do CEPEUSP 2009
Programa Complementar no Tratamento da Depressão
Este programa oferece atividades físicas para indivíduos com quadro clínico de episódios depressivos leves e moderados que estejam em tratamento da depressão e que estejam sendo medicados. A característica principal do Programa é complementar o tratamento da depressão para reduzir ou eliminar os sintomas.
A depressão é uma doença com sintomas bem específicos, emocionais e físicos; bem diferente da tristeza ou do baixo astral, e pode ser diagnosticada quando estes perduram pôr no mínimo duas semanas.
A prática de exercícios e a intervenção medicamentosa têm sido utilizadas simultaneamente com sucesso no tratamento da depressão.
Evidências científicas indicam que, com supervisão médica apropriada, não há riscos adicionais para a saúde quando os exercícios físicos são associados ao tratamento medicamentoso.
  • Programa Exercício Físico para Grupo Antitabagismo
Possui as mesmas características do Programa Complementar ao Tratamento da Depressão é realizado nos mesmos dias e horários desta Programação.
Atua no controle da ansiedade. Prevenção de várias doenças.
Aumento: Dos níveis de serotonina nas áreas de humor. Síntese e liberação de endorfinas. Taxa basal. Da força e resistência muscular; flexibilidade, do tônus muscular, da agilidade.
Diminuição: da gordura corporal, depressão, compulsão e estresse.
  • Programa para dependentes químicos em recuperação
A dependência química de drogas psicotrópicas - aquelas utilizadas para produzir alterações na consciência, nas emoções e sensações - é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como uma doença. E para complementar o tratamento dos dependentes químicos em geral, oferecido pelo Hospital Universitário, além dos grupos de tabagismo da UBAS, o Cepeusp oferece, por meio do NUPSEA, um programa de atividades específicas.
O programa oferece exercícios físicos para indivíduos que estejam em recuperação da dependência química e tratamento ambulatorial e ou em grupos de ajuda como AA, NA, etc.
Tem como objetivo melhorar a condição física e mental destes pacientes e normalizar os níveis de áreas da atenção, memória e controle motor, além de controlar a ansiedade. Contribui também para o aumento dos níveis de serotonina nas áreas de humor, da síntese e liberação de endorfinas, da taxa basal, da força e resistência muscular, da flexibilidade, do tônus muscular e da agilidade, reduzindo a gordura corporal, a depressão, a compulsão e o estresse.

As atividades consistem em caminhar 20 minutos, pedalar 20 minutos, exercícios localizados 20 minutos e alongamento 30 minutos.

Nupsea