Seguidores

Alô queridos!!!

Alô queridos!!!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Dieta mediterrânea combate a depressão

Seja feliz com a dieta mediterrânea
Nutrientes presentes no regime têm efeitos que combatem a depressão, diz estudo.
Dieta mediterrânea
Mais uma razão para adotar a dieta Mediterrânea. Depois de já se ter mostrado que ela ajuda a prevenir doenças do coração, agora, ao que parece, ela o deixará mais alegre.
Estudo da Universidade de Navarra, Espanha, mostrou que quem come a dieta rica em vegetais, grãos integrais, frutas e peixes tem menos chance de ter depressão.
Os nutrientes presentes no regime melhoram a função dos vasos sanguíneos, reparam danos feitos pelos radicais livres e combatem inflamações, condições que podem reduzir as chances de desenvolver o problema, disseram os cientistas na revista Archives of General Psychiatry.
Fernando Fischer

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Jiu-jítsu: tenha a mente sã

Rani Yahya: "Respire profundamente. Ajuda a manter o foco na luta"
Aprenda algumas estratégias com Rani Yahya

Por Sara Puerta

A mente não só é capaz de desviar o lu­­tador da dor e fazê-lo continuar treinando, como ela também é fator deter­mi­nante do desempenho. No jiu-jítsu, manter a espinha ereta e o “coração” tranquilo fazem toda a diferença.
É importante manter o foco na técnica e na percepção do adversário. Para o faixa preta Rani Yahya, 26, campeão do ADCC em 2007 e o mais jovem campeão mundial (com 14, então vestindo a faixa azul), a cabeça tem mais influência nos resultados do que os músculos. “É comum que os pensamentos se alternem muito durante uma disputa. O ideal é manter a concentração e focar no que acontece ali”, aconselha.
Mas como? Yahya tem uma técnica que o mantém presente no combate. “Seja o que estiver acontecendo, respire calma e conscientemente. Isso o ajudará a manter-se focado”. Outra dica importante concedida pelo lutador é blindar-se das expectativas que vêm de fora, já que sempre haverá pressão. “A ioga também é um ótimo complemento, somado à meditação, para silenciar a mente e diminuir a ansiedade”, observa.

Lygia Haydée

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Síndrome de abstinência

Síndrome é o conjunto de sinais e sintomas.
Abstinência é a falta/ausência/diminuição/parada.
Sendo aguda e aparece em horas/dias. Sendo demorada/tardia e aparece após meses/anos.
Obs. - o álcool/cocaína é hidrossolúvel [eliminado de 1 a 2 dias] e a maconha é lipossolúvel [a droga se deposita na gordura e demora de 10 a l5 dias a ser eliminada e por esse motivo a síndrome é muito severa e prolongada].
A Dependência da droga na forma psicológica e na forma física é a síndrome de abstinência, que é um termo/frase de fácil entendimento popular.
A Dependência psicológica é vista como obsessão, ocorre na mudança da emoção, os sinais/sintomas são:
-Emocional ansiedade [o DQ é o dobro ansioso que a média da população], alteração do humor [mudança brusca comportamento], agressividade, angústia, irritabilidade, tensão, desorientação no tempo e no espaço, paranóia [medo, perseguição, pânico], depressão primária [o DQ gera problemas iguais ao doente psiquiátrico depressivo], convulsões.
-Memória confusão mental, concentração, raciocínio, lapsos de memória, crise de identidade.
-Sono alterado [insônia ou sono pesado], sonhos aumentados [onde as angústias são resolvidas à fabricação de coisas boas e a esperança de acontecer], pesadelo [geralmente com a drogadição]
Dependência física é vista como compulsão, ocorre a mudança física, os sinais/sintomas são:
-sudorese [suor aumentado], cefaléia [dor de cabeça], dores musculares, câimbras, tremores, fadiga
oscilação pressão arterial [alta ou baixa], taquicardia [coração acelerado], febre, náuseas e vômitos, diarréia ou intestino preso, falta de apetite, alucinações/delírios.

Nupsea