Seguidores

Alô queridos!!!

Alô queridos!!!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Alimentos que ajudam a relaxar

À beira de um ataque de nervos? Confira alguns alimentos que devem fazer parte da sua dieta para ajudar a expulsar o estresse do seu dia a dia.
MELÃO: é fonte de vitamina C, essencial no combate ao estresse.
AVEIA: é rica em magnésio. Cada 100 g contém 199 mg do mineral. Chamado de nutriente antiestresse, o magnésio relaxa a musculatura e atua na transmissão do impulso nervoso. E mais, protege o DNA das células de agressões e auxilia na absorção do cálcio e do potássio. O magnésio também é encontrado em vegetais verde-escuros e frutos do mar.
MELÃO CANTALOUPE: excelente fonte de vitamina C, essencial para combater o estresse. Sabe-se que durante períodos de tensão prolongada os níveis da vitamina nas glândulas suprarrenais caem, daí a importância de consumir alimentos ricos nesse nutri ente. Um dos mais poderosos antioxidantes, ajuda a livrar o corpo dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento, cuja produção é acelerada em períodos de tensão. Além disso, aumenta as defesas imunológicas. Estudo feito pela Universidade do Alabama mostrou que grandes doses de vitamina C ajudam a moderar a resposta ao estresse nas suprarrenais. Ela também ajuda a produzir neurotransmissores, substâncias químicas que levam sinais e mensagens de um neurônio a outro. Os três neurotransmissores mais importantes sintetizados pela vitamina C são a serotonina, dopamina e norepinefrina. Tanto a serotonina quanto a norepinefrina estão diretamente ligadas ao controle da ansiedade e da depressão.
FÍGADO DE BOI: a vitamina B5, ou ácido pantotênico, está intimamente envolvida no funcionamento das glândulas suprarrenais, ajudando-as a aumentar a produção de cortisona e outros hormônios que contribuem para contra-atacar o estresse e dar um up no metabolismo. Outras boas fontes de B5 são a batata-doce, o iogurte e o avocato.
ATUM: é fonte de vitamina B3 (85 g contém 11,3 mg). Também chamada de niacina, a B3 ajuda o corpo a lutar contra o estresse de três maneiras: facilita a liberação de energia dos carboidratos, controla o açúcar no sangue e aumenta o fluxo sanguíneo, que fica com prometido quando uma pessoa se sente estressada.
BANANA: boa fonte de vitamina B6 (uma banana fornece 0,43 mg). A B6 contribui para a redução do estresse por ajudar a produzir serotonina no cérebro, um neurotransmissor ligado ao controle da ansiedade. Também previne o enfraquecimento do sistema de defesa. Outras fontes do nutriente são o espinafre e o salmão.
AMÊNDOA: contém riboflavina (também conhecida como vitamina B2). O nutriente éconhecido por ajudar a metabolizar carboidratos, proteínas e gorduras. Ele também auxilia a fortalecer o sistema imune.
OSTRA: ótima fonte de zinco (6 ostras contêm 76,3 mg). O estresse físico e mental faz os níveis do mineral caírem significativamente. O zinco é um dos mineirais mais importantes para fortalecer as defesas do organismo. O mineral também está presente nofeijão-preto e na semente de gergelim.
Evite:
CAFEÍNA: presente no café, a cafeína, na verdade, não representa uma ameaça, mas ela é um estimulante, o que significa que aumenta a frequência cardíaca e a pressão. Consumida em excesso, ela pode gerar respostas no corpo que lembram a do estresse, mesmo que você não esteja tenso.
CHÁ: essa bebida chega a ter mais cafeína que o café (225 g têm entre 40 e 120 mg). O chá também contém tanino, que tem um efeito desidratante no corpo.
Fernando Fischer / texto: Vanessa de Sá
Sport life

sábado, 7 de agosto de 2010

STOA: ELIANE JANY BARBANTI: BLOG

Eliane Jany Barbanti
Informo que a partir desta data as novas Postagens do Núcleo de Psicologia do Esporte e Atividade Física serão também atualizadas no Blog: Stoa :: Eliane Jany Barbanti :: Blog; endereço http://stoa.usp.br/
Grata pela atenção.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

As 5 Regras de Ouro para Emagrecer

Se você está disposto a emagrecer, deve estar se perguntando o que deve fazer para alcançar este objetivo
Comer de forma moderada e fazer exercícios físicos são, certamente, atitudes necessárias para a perda de peso. Entretanto, apenas isto não basta, pois outros fatores podem vir a interferir no processo de emagrecimento. Assim sendo, abaixo estão listadas as 5 regras de ouro para a perda de peso:
1-) Avalie se você possui algum problema orgânico: considerando que o emagrecimento depende do ritmo metabólico do organismo, é importante que você se certifique de que não possui nenhum problema físico que possa interferir na perda de peso. Um organismo que funciona de maneira correta, deve responder, mais cedo ou mais tarde, aos esforços da reeducação alimentar. Se você perceber que, mesmo com uma alimentação correta e com a realização de exercícios físicos, o emagrecimento não acontece, é hora de consultar um médico para avaliar o problema.
2-) Trate as dificuldades emocionais: o emagrecimento pode ser muito prejudicado pela presença de problemas emocionais. Transtorno de ansiedade, depressão, compulsão alimentar e transtorno bipolar são algumas doenças que trazem grande prejuízo à vida do indivíduo e que têm forte impacto sobre a perda de peso. Todos estes problemas podem ser tratados, desde que um psicólogo ou psiquiatra seja consultado.
3-) Tenha auto-disciplina e constância: o processo de emagrecimento depende da reeducação dos hábitos alimentares e da realização de exercícios físicos. Tudo isto exige uma reorganização da rotina e das práticas diárias. O sucesso destas mudanças depende da auto-disciplina e da constância das atitudes. Sem elas, o emagrecimento não passará de uma simples intenção.
“Com estas 05 regras em mente você poderá transformar em realidade o emagrecimento que tanto deseja!”
4-) Promova o envolvimento familiar: é importante que a família esteja ciente e contribua com a sua decisão de emagrecer. Obviamente, não é necessário que toda a família adote hábitos semelhantes aos seus, mas ela deve estar disposta a colaborar e facilitar seu processo de emagrecimento.
5-) Saiba perdoar os próprios erros: Ainda que você adote novos hábitos e que se esforce para manter a constância de suas atitudes, é importante que você compreenda que lapsos e recaídas fazem parte do processo de emagrecimento. Se você cometer algum deslize não o encare como uma derrota: tente compensar o excesso com exercícios físicos e volte a se alimentar de forma saudável. Aprenda com os erros e siga em frente!
Com estas 05 regras em mente você poderá transformar em realidade o emagrecimento que tanto deseja!
Fonte:
Cyber Diet por
Flávia Leão Fernandes
CRP 06/68043
Psicóloga clínica,
Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Inglaterra e especialista em Psicologia Hospitalar com enfoque em obesidade.

Nupsea